Aniversário

Para o tio

Oi, tio! Parabéns!

Até parece brincadeira, mas você vai completando aniversários (um atrás do outro, graças a Deus) e eu continuo a vê-lo sempre como a um irmão mais velho, ou como a um grande e definitivo amigo.
Você é um tio muito querido, e acho que poderíamos ter esta relação de amizade mesmo que não houvesse este laço de parentesco entre nós, pois sinto que seríamos muito amigos desde o primeiro instante em que nos encontrássemos, desde que nos conhecessemos por qualquer circunstância que não aquela imposta pelos laços familiares.
Quando penso em alguma pessoa para a qual eu pudesse contar um segredo ou saborear uma conquista, lembro-me sempre de você, pois há coisas que não se celebram com o pai ou com a mãe, não é verdade?
Por outro lado, existem outros fatos que a gente não revela nem mesmo a um amigo, a não ser que este amigo seja muito especial, a não ser que este amigo tenha o status de um irmão mais velho bem compreensivo ou de um "tiozão" legal como você...
Meu tio querido, espero que o seu aniversário seja comemorado com toda a pompa e com toda a solenidade que merece, mas se por alguma razão íntima voc6e preferir ficar na sua, receba esta cartinha como a maior demonstração de carinho que eu consegui produzir à distância!

Beijo da sobrinha (ou Abração do sobrinho),
(assinatura)